Primeiros Socorros

Acidentes com Produtos Perigosos

Orientações básicas para o primeiro atendimento.

O que são?

Saiba reconhecer e identificar produtos perigosos transportados em nossas rodovias. Nessa página você também irá encontrar orientações básicas e importantes nos casos de acidentes.

É todo produto relacionado na Resolução Nº 420/04 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que represente risco para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. A resolução esclarece, além das informações gerais, os números ONU (Organização das Nações Unidas) e de risco, a classe de risco, o risco subsidiário dos produtos.

Sinalização1

Os veículos normalmente caminhões, que transportam produtos perigosos, devem ter fixados no seu para-choques dianteiro, nas laterais e na traseira da carroceria os símbolos que indicam o tipo de produto e os riscos que ele oferece.

Fique atento: Não são só caminhões tanque que transportam produtos perigosos, muitos  caminhões baú, de carroceria aberta ou cobertas com lona, ou até veículos menores como vans, caminhonetes e utilitários também podem transportar produtos perigosos.

Sinalização2

Atenção: Se o "painel de segurança" não tiver nenhum número, NÃO significa que o caminhão esteja vazio, e sim que ele está transportando VÁRIOS produtos perigosos diferentes.

Transporte e Acidentes com Produtos Perigosos

Informações Complementares

É o deslocamento de um produto perigoso de um ponto para outro com técnicas e cuidados especiais.

Os veículos que transportam produtos perigosos são identificados pelo uso de um retângulo de cor laranja, de tamanho 30x40 cm, chamado painel de seguranca afixado nas laterais, na frente e na traseira e em alguns casos pelo porte de um losângulo de tamanho 30x30 cm, de cores e desenhos variados, chamado rótulo de risco, afixado nas laterais e traseira.

Observe que os veículos que transportam combustível para os postos e gás de cozinha para as residências, possuem esses símbolos.

Observe também que não são apenas os caminhões tanque que transportam produtos perigosos. Os caminhões de carroceria aberta e fechada transportam tambores, bombonas, botijões e cilindros. Os rótulos de risco identificam a classe de risco do produto e os painéis de segurança, através de números identificam seus riscos e o produto transportado. Quando o painel de segurança não portar números, significa que no veículo encontram-se vários produtos.

Diagrama-de-Hommel

Figura 1 - Diagrama de Hommel  (0 = Ausência de Risco 4 = Risco Máximo)

Os veículos normalmente caminhões, que transportam produtos perigosos, devem ter fixados no seu para-choques dianteiro, nas laterais e na traseira da carroceria os símbolos que indicam o tipo de produto e os riscos que ele oferece.

A relação entre os números e os riscos em cada caso é mostrada pela legenda a seguir:

Os símbolos convencionais para a indicação de riscos específicos são:

  • OXY – Oxidante Forte
  • ACID – Ácido Forte
  • ALK - Alcalino (Base) Forte
  • COR - Corrosivo
  • W - Não misture com água
simbolo

O símbolo para o Transporte de Substâncias Perigosas para o Meio Ambiente foi introduzido na regulamentação aplicável ao transporte terrestre de produtos perigosos por meio da Resolução ANTT nº. 3632/11.

Nos termos estabelecidos em tal Resolução, o símbolo em questão deve ser utilizado nas embalagens e nas unidades de transporte carregados com substâncias perigosas para o meio ambiente classificadas nos número ONU 3077 e ONU 3082, somente.

Informamos que tal símbolo não é um novo rótulo de risco e também não substitui o painel de segurança nem o rótulo de risco indicativo da Classe. Corresponde, portanto, a um item adicional para a identificação dos riscos relativos aos números ONU 3077 ONU 3082.

É extremamente importante manter a calma coletar o máximo de informações possíveis antes de fazer contato com os serviços de emergência.

SAMU 192

BOMBEIROS 193