Urgência & Emergência

Primeiros Socorros

Orientações básicas para o primeiro atendimento em diversas situações de emergência.

Urgencia-e-Emergencia

Conceito

Primeiros Socorros

“São as ações iniciais aplicadas às vítimas em situação de emergência (acidentes, mal súbito), no local em que ocorreram ou se manifestaram, que tem por finalidade manter a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, até a chegada do socorro qualificado ou ao recurso hospitalar adequado”.

Nunca sabemos quando uma emergência irá acontecer, mas podemos saber como agir nesses casos. Para ajudar a pessoas comuns a passar por situações como acidentes e episódios de urgência e emergência, elaborei este pequeno guia com informações básicas.

O mais importante numa situação de emergência é estar calmo saber como agir de forma a ajudar quem precisa.

Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é importante lembrar que isso não o torna um socorrista profissional.

Portanto, devemos preferir, sempre que possível, o atendimento pelos socorristas profissionais de saúde, que contam com formação qualificada e equipamentos especiais para realizá-lo.

Regras do Socorrista

1 - Mantenha a calma.

2 - Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver prestando socorro:

  • Você é a prioridade (o socorrista).
  • Depois a sua equipe (incluindo os transeuntes).
  • E por último e nem menos importante, a vítima. Isso parece ser contraditório a primeira vista, mas tem o intuito básico de não gerar novas vítimas.

3 - Ao prestar socorro, é fundamental ligar para o atendimento MÉDICO pré-hospitalar de imediato (Ex: SAMU, Bombeiros...).

4 - Sempre verifique se há riscos no local, para você e os demais envolvidos no socorro, antes de agir no acidente.

5 - Mantenha sempre o bom senso.

6 - Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos.

7 - Distribua tarefas, assim os curiosos que poderiam atrapalhar lhe ajudarão e se sentirão mais úteis.

9 - Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa).

10 - Em caso de múltiplas vítimas dê preferência àquelas que correm maior risco de morte como, por exemplo, vítimas em parada cardio-respiratória ou que estejam sangrando muito.

11 - Seja socorrista e não herói (lembre-se do 2° mandamento).

O que é uma Vítima?

É toda pessoa que tenha sofrido um acidente ou um mal súbito qualquer que necessite de socorro imediato.

Finalidade do Socorro de Emergência?

  • Salvar uma vida;
  • Prevenir danos maiores;
  • Manter a segurança durante o atendimento das emergências para prevenir novo acidente;
  • Transportar com segurança e rapidez para um atendimento hospitalar, quando for o caso.

Saiba o que fazer em uma Emergência

Aqui você encontra as orientações básicas para as emergências abaixo relacionadas.

Acidentes Automobilísticos

Em casos de acidentes envolvendo veículos, que variam de acidentes de trânsito com vítima a queda de motos existem alguns passos importantes para ajudar.

Afogamentos

Em afogamentos o paciente tem alta probabilidade de desenvolver dano agudo grave em um de seus órgãos ou funções vitais, podendo ficar com sequelas ou perder a vida. Isso pode acontecer em pouco tempo. 

Sangramentos

Nos casos de sangramento de braços ou pernas é necessário que se tente conter a hemorragia, utilizando um dos métodos como, compressão direta, elevação de membros, compressão indireta ou torniquete.

Parada Cardíaca

Parada cardíaca é uma condição na qual o coração para de bater quando o músculo cardíaco não recebe o sangue e, conseqüentemente, o oxigênio e os nutrientes de que necessita. Quando um adulto subitamente perde a consciência, este adulto pode estar em parada cardíaca.

Crises Convulsivas

Convulsões são contrações musculares involuntárias de parte ou de todo o corpo, decorrentes do funcionamento anormal do cérebro. Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos.

Animais Peçonhentos

Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno.

Queimaduras

Queimadura é toda lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos.

Intoxicações

As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas.

Produtos Perigosos

Saiba reconhecer e identificar produtos perigosos transportados em nossas rodovias. Aqui você também terá orientações básicas nos casos de acidentes com produtos perigosos.

Áreas de Difícil Acesso

Você não precisa ser um socorrista experiente para conseguir ajudar alguém que se machucou no meio da natureza. Mas algumas coisas são fundamentais.

Kit de Primeiros Socorros

Montar um estojo de Primeiros Socorros não é uma tarefa fácil, e deve ser olhada com muito cuidado por aqueles que costumam fazer atividades ao ar livre.

Serviços de Urgência e Emergência

Saiba quando acionar os Bombeiros ou o SAMU, duas instituições fundamentais nos atendimentos às urgências e emergências no Brasil.

É extremamente importante manter a calma coletar o máximo de informações possíveis antes de fazer contato com os serviços de emergência.

SAMU 192

BOMBEIROS 193