Montar um kit de primeiros socorros não é uma tarefa fácil, e deve ser olhada com muito cuidado por aqueles que costumam fazer atividades ao ar livre. Afinal, ninguém está livre de uma situação de emergência e é fundamental estar minimamente preparado para ela. De uma forma geral, o kit a ser levado na mochila deve conter: instrumentos, material para curativo, anti-sépticos e alguns medicamentos.
É importante entender que cada pessoa deve montar o seu próprio kit, especialmente no item medicamentos. Uma pessoa pode usar dipirona (novalgina) para dor de cabeça, por exemplo, sem nenhum problema, enquanto outra pode ser alérgica e ter problemas sérios com este medicamento. E isto vale também para anti-inflamatórios, antialérgicos etc. Por isso não dá para generalizar, cada kit é pessoal e intransferível. Se um dia você passar por uma situação em que um amigo precise de um medicamento seu, não o medique antes de ter certeza se ele já usou sem problemas o medicamento em questão.
Além dos medicamentos mais comuns, o kit também deve conter os medicamentos de uso particular, principalmente no caso de pessoas com doenças crônicas.
Como o próprio nome diz, a idéia é oferecer os "primeiros socorros" para que a vítima siga o melhor possível aos cuidados adequados de um especialista. Por isso, vale lembrar também que é fundamental saber usar corretamente o conteúdo do estojo.